sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Hino do Rio Grande do Sul

Como a aurora precursora
Do farol da divindade,
Foi o Vinte de Setembro
O precursor da liberdade

Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra;
Sirvam nossas façanhas
De modelo à toda terra.

Entre nós, reviva Atenas,
Para assombro dos tiranos.
Sejamos Gregos na glória,
E na virtude, Romanos.


Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra;
Sirvam nossas façanhas
De modelo à toda terra.

Mas não basta prá ser livre
Ser forte aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo.

Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra;
Sirvam nossas façanhas
De modelo à toda terra

Os versos em Italicos foram retirados do hino por ordem do governo militar.

5 comentários:

Anônimo disse...

É sério? Puxa, o que não faz o governo de um país, hein...
Não conhecia o hino do Rio Grande do Sul... Muito interessante e bonito.


Sirvam nossas façanhas
De modelo à toda terra

E em quantas façanhas esse povo se embrenhou, não?

Beijos a vc e ao meu querido amigo Dilermano

chica disse...

Que coisa, heim? O que faziam,né? É lindo noso hino, me arrepio toda ao ouví-lo.um abração,boa noite,chica

Francisco Sobreira disse...

Então, meu caro, o governo militar proibiu esses versos. Quanta estupidez! Não deu pra você colocar a música? Um abraço e um excelente fim de semana para você e os seus.

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
Este é um comentário-lembrete:
Amanhã, dia 20 de setembro, é o dia da Blogagem Coletiva Uma carta para mim em comemoração ao 1º aniversário do meu blog.
Como seu blog é um dos inscritos estou passando para lembrar.
Espero por você!
Elaine

César Elias disse...

"Sirvam nossas façanhas!!!"
e tenho dito!