sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Melhor possivel e sempre alerta!

Esta semana levei meu filho para sua primeira reuniao no grupo de escoteiros e isto dispertou as lembrancas de quando meu pai (o Diler) me levou a minha primeira reuniao. Ajudando meu filho (Cyrus) a se preparar para receber seu distintivo pude relembrar minha promeca de fazer o “melhor possivel”, comprimir meus deveres para com Deus e minha patria e ajudar ao proximo.
Hoje com mais maturidade posso reconhecer melhor como o movimento escoteiro vai muito alem dos acampamentos e brincadeiras. Ele desenvolve carater, insina valores como: respeito, honra, lealdade, companheirismo... de uma forma alegre e discontraida atravez e arividades diversas.
Como pais, sempre tentamos (ou deveriamos tentar) aducar nossos filhos com bons exemplos. Queremos que eles desenvolvam um bom caracter, de um cidadao respeitavel, entendam a diferenca entre o certo e o errado e tenham o discernimento e a caragem para agir e lutar pelo que e correto mas, nao podemos ser ingenuos e pensar que isto basta. Isto e escencial mas, nao o suficiente. Nossos filhos sofrem a influencia do mundo, amigos, TV, internet os bombardeiam com informacao. A cada ano que passa nossos filhos serao mais influenciados pelo meio e menos por nos, os pais. O que podemos fazer quanto a isso e selecionar os meios em que nossos filhos irao interagir e quais as influencias que eles terao dessa interacao.
Eu acredito que o grupo de escoteiros, por diversas razoes sera uma grande fonte de bons exemplos e ensinamentos para meu filho, e para minha familia.

Gostaria de deichar voces com um trexo da carta de Baden-Powell, criador do escotismo, na sua despedita ao se aposentar. Prestem atencao em sua mensagem.

…Eu tive uma vida feliz e quero que cada um de voces tenham uma vida feliz tambem. Eu acredito que Deus nos trouxe a estes maravilhoso mundo para sermos felizes e aproveitar a vida.
Felicidade nao esta em ser rico, ou puramente em ter sucesso proficional, tao pouco em autoindulgencia. Um passo na direcao da felicidade e fazer-se saudavel e forte enquato garoto, entao seras capaz e poderas aproveitar a vida quando fores um homem. O estudo da natureza lhe mostrara quantas coisas bonitas e maravilhosas Deus fez para o seu prazer. Seja feliz com o que voce tem e faca o “melhor possivel” disso. Veja o lado bom das coisas e nao o mal. Mas o verdadeiro caminho para a felicidade e da-la a outras pessoas. Tente e deiche este mundo um pouco melhor do que voce encontrou e quando sua vez de morrer chegar, morreras feliz sentindo que de nenhuma forma voce disperdicou seu tempo, e fez o melhor possivel. “Sempre alerta” neste caminho, viver feliz e morrer feliz, matenha sempre sua promessa de escoteiro, mesmo depois de deichares de ser um garoto, e que Deus te ajude nesta tarefa.

3 comentários:

chica disse...

Que bom recordar teu pai, o que ele te proporcionou e agora estás repassando ao CYrus. Legal e SEMPRE ALERTA!! abração,chica

DILERMArtins disse...

Mas bah, Cascata.
É muito bom ver o giro da roda e a vida seguindo seu curso.
Parabéns e Sempre Alerta!

Redes de Proteção para Janelas disse...

Caro colega, participei muitos anos do grupo Escoteiro 9 de julho, como participante , juntamente com meus filhos, a lição valeu, e continua é para o restos e nossas vidas, colegas e amigos que fizemos, só posso dizer,

Valeu .

Antonio