quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A posse



Como correspondente do arteiro na terra do tio Sam, não poderia deixar de registrar a posse do presidente Barak Obama.
Existe um sentimento misturado entre os americanos. Sentimento de esperança e medo. Esperança por uma nova maneira de encarar o mundo e suas relações. Esperança por um presidente que se alinha muito mais a geração da internet e iphones. Esperanca pela mensagem de uniao, nao so dos americanos mas, do mundo em geral. Esperança por tempos melhores, de paz e prosperidade. E e claro o medo de quem espera muito, o medo de frustração.
E um sentimento muito parecido ao que se tinha quando o Lula tornou-se presidente do Brasil. Sabia-se que mudanças veriam, mas quanto iríamos mudar? E o medo por saber que aquela era uma chance única pois, os cínicos de plantão estavam e estão a espreita esperando por qualquer engano.
Voltando a posse do Obama, de tudo que aconteceu ontem a Cathy (minha noiva) destacou um momento especial. A maneira que o casal Obama se relaciona. Enquanto Bush na sua tradicional falta de tato, desceu os degraus da casa branca a frente de sua mulher, Obama esperou pela primeira dama Michelle Obama e segurou sua mão (o que nao e muito comum entre casais americanos). O mais tocante em tudo isso foi que Michelle vendo Laura Bush tendo dificuldades em descer a imensa escadaria, largou a mão de Obama e segurou o braço de Laura e a acompanhou pelo resto do caminho. Eu acredito que estes gestos genuínos de atenção e gentileza que nos fazem acreditar que Obama e verdadeiro (the real deal!) nos seus discursos e aspirações e fazem a esperança vencer o medo.

Alguns detalhes da posse: O casal Obama foi a 9 bailes de posse. Mais de 1 milhão de pessoas estavam presentes, 10 vezes mais que na posse de Bush. Obama tomou a mesma linha de trem de Illinois a Washington que Lincoln em sua posse e fez o juramento sobre a mesma Bíblia usada por Lincoln, o presidente que aboliu a escravatura nos Estados Unidos. Michelle Obama segurou a Bíblia durante o juramento.

Nenhum comentário: