sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Comprei uma cuscuzeira



Rio Grande é uma cidade que sempre nos surpriende, outro dia caminhando pela Rua 24 de Maio, rua de comércio, dei de cara com uma pilha de cuscuzeiras. Grandes, médias e pequenas, lá estavam elas, brilhando!

Comprei uma de tamanho médio.

Dependendo de que lugar do Brasil você é, deve estar se perguntando: Comprou uma cuscuzeira, e daí? Ou, que diabos afinal é uma cuscuzeira?

Primeiro, pra quem não sabe, cuscuzeira é uma panela especial, que serve para fazer cucuz, uma espécie de bolo de fubá que se come quente no café da manhã ou da noite, de preferência acompanhado com manteiga, muito popular na Região Nordeste do Brasil.

Já pra turma do e daí? Digo: Aqui no sul do país, são raras as pessoas que conhecem e apreciam o cuscus.

As cuscuzeiras só apareceram na loja, aqui em Rio Grande, graças ao pessoal do Nordeste que está trabalhando na construção de uma plataforma de petróleo e a preocupação da lojista em bem atender sua clientela.

Veja meu diálogo com ela:

- Eu nem sabia o que era cuscuzeira, mas o pessoal começou a perguntar, liguei pra fábrica, encomendei e ai estão elas!

São R$ 14,99. Mais alguma coisa?

- Não obrigado!

Sai , feliz da vida, com a cuscuzeira debaixo do braço.

6 comentários:

Chica disse...

Agora quero ver se vais usar a tal cuscuzeira. Lá no Nordeste vejo nos cafés dos hoteis, mas nãotenho esse costume. Me "empanturro" por lá de algo muiiiiiiiiito light, rsrsr: tapioca, com côco e tudo mais...Bommmmmmm,hmmmmmmmmmmmm...me deu vontade agora! Por isso,vou cobrar do blog ARTEIRO uma passagem, um pacote ao nordeste.Pode?rsrs Bom dia e tudo de boim,chica( desculpe o jornal que acabei fazendo)

Christian disse...

Pois eh, mas o mundo e pequeno mesmo. Outro dia eu aqui nao Estados Unidos numa cidadezinho pequena do Arkansas descobri um restaurante que serve cucuz como acompanhamente para um file de frango. O cucuz daqui e um pouco diferente (nao e feito na cucuzeira) e mais farelento do que o normal "bolo" da versao que conhecemos. Mas foi aprovado!

Adriana disse...

Olá Diler
Fez uma excelente compra, o cuscuz é muito gostoso, tem gente que faz sem a cuscuzeira, num pano, mas eu não gosto muito, na cuscuzeira fica bem melhor, e além da versão doce tem também a versão salgada que também é muito boa.

Boa sorte na receita!

Gaivotadourada22 disse...

Que maravilha de compra... agora é mãos a obra e variar o café da manhã...
Abraços, sempre é muito bom receber seus comentários!

Francisco Sobreira disse...

Ah, Dilermano, como é bom o cuscuz, e com leite, então! Infelizmente, não posso mais comer essa iguaria. Agora, o seu artigo é bom pra esclarecer ao pessoal do Sul, que não conhece o Nordeste, o que é isso. Você sabe muito bem porque morou em Alagoas. Um abraço.

Anônimo disse...

E qual o nome da peça de dento do cuscuzeiro??