quinta-feira, 30 de abril de 2009

O rincão dos Mendes

By Christian Martins


Se você ainda não leu aqui esta a reportagem publicada pela Carta Capital em 20 de Novembro de 2008. Depois que ler tente responder: A que capangas se referiu o ministro Joaquim Barbosa?

Existe um lugar, nas entranhas do Centro-Oeste, onde a vetusta imagem do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, nada tem a ver com aquela que lhe é tão cara, de paladino dos valores republicanos, guardião do Estado de Direito, diligente defensor da democracia contra a permanente ameaça de um suposto – e providencial – “Estado policial”. Em Diamantino, a 208 quilômetros de Cuiabá, em Mato Grosso, o ministro é a parte mais visível de uma oligarquia nascida à sombra da ditadura militar (1964-1985), mas derrotada, nas eleições passadas, depois de mais de duas décadas de dominação política.

Continua aqui!

Nota:
Vetusta: (do espanhol) adj- muy antiguo e de mucha edad(viejo, antiguo)
hachura no texto pelo ARTeiro

5 comentários:

Lunna Montez'zinny disse...

E viva os lugares ocultos do mundo...

Anselmo disse...

não sei o que é "vetusta"
Abraço!!!

anselmo disse...

Não sei o que é "Vetusta".
Abraço ;)

DILERMArtins disse...

VETUSTA- Do espanhol: Adj- Muy antigo o de mucha edad (viejo, antiguo).
Imagino que o autor tenha-se permitido o uso de uma palavra em espanhol(agora hachurada por nós) devido a proximidade entre Diamantino e países de lingua espanhola.

Christian disse...

Vestuta significa Velho em Italiano. O texto foi escrito por Mino Carta, que e Italiano mas, vive no Brazil a muito tempo. Tem a mania de usar palavras de seu primeiro idioma nos textos que escreve.