sexta-feira, 10 de abril de 2009

Belissimo texto de Jose de Abreu a Luis Nassif.

Por José de Abreu
LN

Claro que tenho senso crítico… e não tenho medo do ridículo.
E cada vez mais compreendo a função social da novela no imaginário brasileiro. E o papel que a Globo tem nisso. Eu sei exatamente onde trabalho, como estou lá e porque, e creio que sou privilegiado por poder exercer minha profissão numa empresa como a Globo. Talvez em nenhuma outra empresa do Brasil eu poderia ter tanta liberdade de agir, de pensar, de atuar, como tenho tido nesses meus 30 anos de Globo. E olha que não diminuí num milímetro minhas exigências com a qualidade artística e com meu comportamento crítico. Sou chato pra caramba e falo TUDO o que me vem à cabeça, como os frequentadores desse portal sabem. A Globo - ao lado de tudo que se pode falar em termos políticos - foi a primeira empresa que deu valor ao artista brasileiro. Nunca atrasou um dia no pagamento dos salários, levou para lá a maioria dos roteiristas, diretores e atores que durante a ditadura não podiam trabalhar por causa da censura. E montou uma estrutura de entretenimento com as melhores cabeças do Brasil. Tem o outro lado também, eu sei, todo mundo sabe. Mas nunca tive, nem soube que alguém teve, qualquer censura interna por depoimentos, comportamento e até envolvimento em política partidária na parte artística da emissora, que é onde trabalho. Inclusive na eleição de 89 quase cem por cento dos atores contratados fazia campanha para o Lula, ao mesmo tempo que aconteceu o caso da edição do debate entre ele e o Collo. Nenhuma crítica, nenhuma bronca, nenhum muxoxo, nada. Cada artista pensa e age como quer, desde que chegue na hora de gravar e com seu texto decorado. O que lhe passa na cabeça ninguém quer saber. Nunca se ouve falar absolutamente nada de censura interna com os funcionários do Projac, sede da Central Globo de Produção, a CGP, onde passo a maior parte de minha vida, com muito prazer.Continua...

Um comentário:

Anônimo disse...



Zé ninguem

Zéde Abreu

Eu

e Zé Dirceu

Não sou do Pt

Não sou de ninguém..

Mas.. me lembro deZé Dirceu... e não era do PT..
Mas me lembro...
chegando...de mansinho, educado... este Zé eu conheci... aliás nunca faleu com ele.. ele não me conhece, não sabe quem eu sou...mas.. eu acho... que temos hoje, duas cabeças pensantes no Brasil.....Zé Serra e Zé Dirceu...o Golbery (é assim que escreve, n~eo lembro)morreu... é o Magalhaes (aquele que continuou o SNI tambem.. então é essa a disputa... ainda bem.......