quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Qualificado

Me qualifiquei aos dezoito, naquele tempo(ia dizer, “no meu tempo”, mas isso é coisa de velho…)a idade mínima pra votar era essa. O “seu Chiquinho”, o homem do cartório no distrito do Taim, me disse, vais receber convocação pra trabalhar na eleição. Sai , “mais faceiro do que pinto no lixo!”
No dia da eleição lá estava eu, secretário da mesa, distribuindo senhas(fichas de controle), organizando a fila de eleitores, fazendo a ata, me empanturrando de cordeiro mamão, que orgulho! E votando na Arena, que merda! (mas os do MDB eram todos comunistas! Diziam.) Foi minha primeira vez, não esqueço!
No fim dos anos sessenta e início dos anos setenta, a população, na grande maioria, era desinformada, não tinha a menor ideia do que estava acontecendo no país alguns até gostavam quando os milicos paravam o ônibus e pediam documentos, quem não tinha era detido, (estavam nos protegendo, caçando terroristas!). A ditadura nos tirou mais que o direito de ir e vir, "sem lenço e sem documentos", mais que o direito de eleger livremente nossos governantes, tirou mais que a liberdade de expressão, mais que as instituições democráticas, mais até, que o próprio Estado de Direito!
A ditadura nos tirou a CONSCIÊNCIA !
Só pra ter uma ideia, eu lia o Pasquim, não entendia “ufas” e ainda corria o risco de ser preso, por andar com um jornal subversivo debaixo do braço, tudo na maior inocência! Não sabia nem que existia censura! Ou tortura! Ou desaparecidos! Ou porões! Ou guerrilhas! Eu só sabia do “Milagre Brasileiro” e não entendia bem porque todo aquele crescimento não chegava no meu bolso, mas isso é outra história. Quando descobri que os caracóis dos quais o Roberto falara, eram os do Caetano no exílio, quase chorei de vergonha, mas acabei rindo…Que vingança! Imaginar a cara do sensor quando ficou sabendo!
Vieram outros tempos, a anistia, as diretas já, a constituinte, a eleição direta pra presidente, a qualificação aos dezesseis(que inveja!)…A consciência! Consciência? O Brisola perdeu! O Sapo Barbudo perdeu! Deu no que deu…Caras pintadas (mais inveja!). E veio o FHC …E finalmente o Lula! O Lula? Não, o “Lulinha Paz e Amor” !
Domingo tem eleição. Estou qualificado pra votar há 40 anos, daquele primeiro voto pra Arena ao da última eleição pra Manuela do PcdoB, vai uma distância muito grande de tempo e vida, e, fica uma lição: Votar com um único interesse; o interesse do país! Votar em paz com a consciência, sem medo de mudar, pois o direito de mudar está na essência da democracia representativa: Se aqueles eleitos anteriormente não nos representaram como deviam, trocamos!

Um comentário:

Christian disse...

Muito bacana! Mando pro Luis Nassif.