sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O Orfanato



O Orfanato (El Orfanato)
Elenco: Belen Rueda, Fernando Cayo, Roger Princep, Geraldine Chaplin, Montserrat Carulla.
Direção: Juan Antonio Bayona
Gênero: Suspense
Distribuidora: Califórnia Filmes
Estreia: 29 de Fevereiro de 2008



Sinopse: Laura é uma mulher que retorna com sua família ao orfanato onde morou quando pequena com a intenção de abrir um abrigo para crianças excepcionais. A nova vizinhança desperta a imaginação de seu filho, que começa a se deixar levar por jogos de fantasias cada vez mais intensos. Estes jogos vão inquietando Laura até um ponto que chega a pensar que existe algo na casa que está ameaçando sua família. A escalada de estranhos acontecimentos farão com que ela busque a ajuda de parapsicólogos.



Após 50 anos em que o cinema me tem sido um dos lazeres prediletos, são nos dramas que mais tenho prazer, são nos dramas que as fragilidades humanas ficam expostas de maneira mais clara, e nossa sensibilidade é mais tocada. Quando uma obra como o ”O orfanado”, nos apresenta um drama capaz de levar a protagonista ao extremo, temos que aplaudir. Não importa se o tema é recorrente temos que aplaudir.
O filme até poderia ser acusado de tratar-se de mais uma “colcha de retalhos”, mas o trabalho do estreante diretor, Juan Antonio Baiona, soube explorar lacunas deixadas por filmes como “O sexto sentido” e “Os outros”, e conduzir uma trama cujo fio percorre a tenue fronteira entre a loucura e o sobrenatural, levando-nos a um final que antes de ser surpreendente ou inesperado, nos faz compreender a história, cena a cena, de maneira delicada até seu desenlace.
O desempenho de Belen Rueda, compondo a personagem Laura, alternando momentos que vão da realidade à fantasia, da sanidade à loucura com grande naturalidade, nos leva a sofrer a história em sua companhia, numa escalada de suspense, quase terror, até o final.
Não posso deixar de registrar a agradável presença, no elenco, de Geraldine Chaplin.

Um comentário:

Sweet! disse...

Olá, obrigada por me linkar!
Sweet - lá do Maio, 26