quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pesce d'aprile

By Dilermartins

Nas noites de quarta pra quinta o faturamento era normalmente baixo, ele era proprietário, cozinheiro, garçom e caixa do “Bar & Restaurante Fim de Noite”, um desses botecos do tipo “cabe quatro”. Era a parada final dos boêmios nas madrugadas, quando a fome ataca os estômagos castigados pelo álcool da noite anterior.

Aquela era uma quarta pra quinta especialmente fraca, nenhum movimento, zero de vendas e, como se não bastasse, os relâmpagos ao longe, anunciavam que chuva chegaria antes do dia. Resolveu fechar, era melhor passar o resto da noite nos braços da morena do que ficar ali, esperando quem não ficou de vir.
Quando estava saindo, chegaram Juca e Danilo, que costumavam ocupar uma mesa a noite toda, com pouca despesa e muita conversa, faltava PP para completar o trio dos "gasta pouco". “Hoje não”. Pensou. “Não souberam do PP”? Perguntou.
-Não...
-Não...
- O PP morreu!
- Morreu!?
- Morreu?...
- É, morreu...

Acordou com a chuva caindo, a morena assustada e alguém batendo na porta.
- Já vai, já vai!
Abriu a porta devagar, eram PP, Juca e Danilo que perguntou:
- Quem disse que o PP morreu? Antes da resposta continuou furioso:
- Andamos a noite toda, fomos à casa da mulher do PP, à casa da sogra, até à casa da amante, a mulher dele acabou descobrindo tudo... E só achamos o PP agora pela manhã, pescando lá no Riacho Fundo... Então! Quem disse que o PP morreu?
Fez cara de “não me lembro” e respondeu:
- O movimento foi grande, era tanta gente no Bar essa noite!  Não consigo lembrar quem falou....





Nota;
Em alguns países da Europa, quem 'cai' nas brincadeiras do primeiro de abril é chamado de "peixe de abril". As explicações para o apelido são muitas e uma delas é a respeito dos peixinhos que aparecem em grande quantidade nos meses de abril, quando é início da primavera. São tantos peixes que fica fácil pegá-los com anzol. Então, as pessoas que são 'fáceis de pegar' no dia primeiro ficaram famosas por serem os peixes de abril.

Imagem via Google.

4 comentários:

Chica disse...

Muito legal,Dilermano e na Itália é pesce di aprile mesmo hoje!!Chamam assim, mandam até cartões.abração, uma linda Páscoa pra ti e tua família!chica

Luciana P. disse...

É, uma vez inventaram que o meu pai tinha morrido, e quem quase morreu de verdade foi a minha mãe. Maior rolo, rsarsrs.

Beijos e sorrisos, sem mentira nenhuma, hahahaha...

J.F. disse...

Diler,
Crônica muito boa. Que confusão, hein? Feliz Pascoa para você e toda sua família.
Abração

Flor ♥ disse...

Mas, bah, guri,

nessas histórias de primeiro de abril é preciso ter paciência...

Bjs.