O banner é a forma publicitária mais comum na internet, muito usado em propagandas para divulgação de sites que pagam por sua inclusão. É criado para atrair um usuário a um site através de um link. Embora todos os tipos de sites sejam sucetíveis a ter banners, são os sites com maior tráfego e conteúdo de interesse que atraem os maiores investimentos de anunciantes.
O banner é mostrado toda vez que uma página que o contém é aberta pelo navegador. Isso é definido tecnicamente como "impressão". Geralmente, ao clicar sobre o banner, o usuário é redirecionado à página do anunciante. O click do usuário no banner recebe o nome técnico "click through". Em muitos casos, esse redirecionamento é gerenciado por um servidor (central ad server).
Quando se coloca o click through em relação ao número de impressões obtém-se um valor denominado taxa de click through, que mede o número de vezes que alguém clicou no banner em relação ao número vezes que foi exibido (impressões). Essa taxa pode variar muito dependendo da campanha, mas os valores normais situam-se em torno de 0,1% e 1%.
Muitos usuários consideram esse tipo de publicidade um incomodo porque tiram a atenção da página e consomem parte da banda de conexão. As últimas versões dos navegadores, incluem opções para desativar popups ou bloquear imagens de sites selecionados. Um outro método para eliminar a presença de banners é utilizar um servidor proxy com o bloqueio ativado.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
De modo geral a midia esta carregada de interesses comerciais, não há cuidado algum com aquilo que é veiculado, bem pelo contrário, programações são adaptadas para atingir o público-alvo do patrocinador, só interessa o consumo, só interessa a grande audiência, não importa o conteúdo; altos índices de audiência apontam para mais consumo e mais lucros, é isso que importa! Assim, compreendemos que um grande número de internautas fujam dos banners, afinal somos bombardeados por todo tipo de propaganda nas mais variadas formas e meios.
Neste contexto aparecem os blogs, páginas pessoais, nas quais muitos escrevem e muitos leem, na maioria das vezes, sem outros interesses que não seja o de compartilhar conteúdos com uns poucos leitores e amigos.
É claro que propaganda veiculada em blog dá pouquíssimo retorno aos anunciantes e também, é claro que são eles que possibilitam a existência destes espaços. Assim, nós, os blogueiros, devemos aplaudir esses patrocinadores, que na contra mão do mercado, nos possibilitam ler e escrever com liberdade de temas e formas, e agradecer com um clique em seus banners.
Nenhum comentário:
Postar um comentário