sábado, 6 de julho de 2013

Prendas e Peões





O CCN- Centro Cultural Nativista - Sentinela do Rio Grande participou no último final de semana, dias 28 e 29 de junho de 2013, da 44ª Ciranda Cultural de Prendas e do 26º Entrevero Cultural de Peões da 6ª Região Tradicionalista (cidades de Chui, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Rio Grande), realizado na sede do CTG Farroupilha, situada no Campus da FURG- Fundação Universidade Federal do Rio Grande.
Na ocasião foram titulados peões e prendas para a gestão 2013/2014 e o CCN Sentinela do Rio Grande teve a felicidade de conquistar os primeiros lugares em todas as categorias em que participou, com a escolha de seus representantes:
 Giovana Martins 1ª Prenda Mirim da 6ª RT,  Glaucia Brum Crizel 1ª Prenda Juvenil da 6ªRT,  Allan Longaray 1º Peão Farroupilha da 6ª RT , Mateus Dias Louzada Guri Farroupilha da 6ª RT.
 
Pronto!  Essa era a notícia!  Poderia encerrar a postagem por aqui... Mas hoje não, hoje é preciso dizer mais...
E digo:  Hoje a mensagem está nas entre linhas; no sorriso contido, no olhar de “foi bom!”, na lágrima que ficou na retina,  na mão levantada, na boca apertada, no agradecimento aos céus, no respeito aos concorrentes e acima de tudo na confiança  em nossas crianças, nossos peões e prendas!  E a mensagem está no aplauso que vem após cada poesia ou cada canção e ao final de cada apresentação!
A mensagem se fez presente na entrega das faixas e crachás...  Chegaram os pais e mestres, os amigos, parentes e toda a patronagem...  Ali estavam muitos Bentos, Netos, Garibaldis e Anitas, todas as Anitas!    Alguns conversavam em voz alta, outros baixinho, todos apreensivos, quase nervosos, entregues à angustia da espera! O tempo, esse carrasco, implacavelmente contava cada minuto que nos separava da hora final, da hora decisiva, da grande hora, esperada por todos,  a hora do resultado!   Ela chegou: Finalmente vieram os resultados!  Mas não assim de uma vez...  Pronto! Vocês do CCN, são campeões de tudo! Não! Vieram em doses homeopáticas, um a um, e entre um e outro, alegria e angústia se revezavam, foi assim até o final!  Que final!  Que final! Todos os representantes do CCN em primeiro lugar! Todos!  Ai sim! Os corações aliviados explodiram em alegria: É Sentinela!  É Sentinela! É Sentinela! Nesse grito a tradução da nossa cultura por pessoas que dedicam suas vidas a Tradição Gaúcha; das lides campeiras, da música e da poesia, da nossa História e Geografia, nossos usos e costumes.  O reconhecimento do resultado de anos cultivando princípios que finalmente frutificam e possibilitam reconhecermos uns nos outros a nossa identidade; o ser gaúcho!
 E, principalmente, ver nos rostos desses novos peões e prendas o futuro da nossa raça!
   De repente o grito Sentinela!  Traduziu-se em Tradição!  A vitória dos nossos peões e prendas era a vitória de todos os peões e prendas e o feito do CCN era o feito de 6ªRT,  a nossa grandeza nessa tarde era a grandeza do próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. 

5 comentários:

Cinira disse...

É realmente emocionante ver o resultado da dedicação desses jovens que, apesar da tenra idade, valorizam a cultura gaúcha tal como ela deve ser valorizada!! Parabéns aos meninos e meninas!!

✿ chica disse...

Lindo isso.Belas tradições e PARABÉNS! abraços,chica( como és de Poa, que coisa triste esse incêndio no mercado,não? Aqui ormimos tristes com o fogo consumindo tanta história por lá!)

EVERTON CAMPOS disse...

Sábias e perfeitas palavras ! Everton Campos.

Unknown disse...


Foi demais
Profundo e bastante envolvente essa postagem, imprimi a mesma e levei para o CCN para mostrar a quem nao tinha visto

um cinchado abraço

vanderlei

Unknown disse...


Demais
Essa postagem foi muito importante , mecheu com os que leram, principalmente nossos jovens titulados e os pretendentes ao mesmo,

Um grande abraço
vanderlei Mendonça