terça-feira, 26 de junho de 2012

Tempo, liberdade, nhoques e bratiolas




Uma das vantagens de ser aposentado é o tempo; velho tem tempo pra tudo! Outra vantagem é a liberdade; velho pode quase tudo! É claro que sempre aparece alguém pra dizer: Não comam açúcar nem gorduras, evitem as carnes vermelhas, comam mais frutas e legumes... Tudo bem, tudo bem... Mas, como ia dizendo, velho tem liberdade e nada como levantar numa segunda feira e resolver, “hoje é dia de nhoque, nhoque com bratiolas!” Partir para a cozinha e dar mãos à obra!

E, finalmente, ao meio dia, depois de muito trabalho e muito prazer também, banquetear-se ao acompanhamento de um bom Merlot chileno, presente do genro e da filha, comer até ficar alegre (velho não deve comer até ficar triste) e depois passar uma parte da tarde dormindo!

Tempo e liberdade, cada um usa do seu jeito... O importante é ser feliz...  É só escolher o cardápio.




                                         Imagem nossa. 










Ah, querem a receita? Ai vai:


Nhoque

Ingredientes:
4 batatas
500 g de farinha de trigo
2 ovos

Modo de preparar:
1.Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar em água fervendo. Cozinhe até que estejam moles, mas que não estejam desmanchando, aproximadamente 15 minutos. Tire as batatas da água e amasse-as com um garfo ou passe-as no espremedor de batata.

2.Em uma vasilha, junte a batata espremida com a farinha de trigo e o ovo. Trabalhe a massa até que consiga ter formado uma bola. Numa superfície polvilhada com farinha, abra a massa em tiras compridas. Corte as tiras em pequenos pedaços de 1,5 cm cada.

3.Numa panela grande, coloque água para ferver com um pouco de sal. Quando a água estiver fervendo, jogue os pedaços de nhoque e deixe que cozinhem por 3 a 5 minutos ou até que os nhoques comecem a boiar. Escorra e sirva com o seu molho preferido.



Bratiloas(bife à rolê)

Ingredie
2 cenoura cortada em tiras
100grs de bacon cortado em tiras
8 tiras de linguiça calabresa
8 bifes de coxão duro
4 cebolas fatiadas
4 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho amassados
Sal e pimenta do reino à gosto
2 tablete de caldo de carne
2 xícara (chá) de água
5 tomates picados
4 colheres (sopa) de cheiro verde picado


Modo de preparar:
• Distribua as tiras de cenoura, o bacon e a linguiça sobre cada bife e complete com metade de uma fatia de cebola (reserve as fatias de cebola restantes).
• Enrole e feche com palitos de dente.
• Aqueça o óleo em uma panela de pressão e doure os rolês.
• Adicione a metade da cebola fatiada restante, o alho, sal, pimenta do reino e o tablete de caldo de carne dissolvido na água.
• Deixe fritar mais um pouco, balançando a panela de vez em quando.
• Tampe e cozinhe por aproximadamente 20 minutos após pegar pressão.
• Elimine completamente a pressão antes de abrir a panela e junte a cebola restante, o tomate, o cheiro verde e deixe no fogo baixo por mais 10 minutos antes de servir.







4 comentários:

Cinira disse...

Como assim..tem nhoque em casa e eu não estava!!!!! Vai ter que repetir a receita!!! Eu querooooooo!!!!

Cinira disse...

Como assim..tem nhoque em casa e eu não estava!!!!! Vai ter que repetir a receita!!! Eu querooooooo!!!!

✿ chica disse...

Tenho um aposentado aqui.Fazem 15 dias e estamos adorando!! A tua receita italiana(como meu maridão, que é de Roma) aprovada, com o vinho, tudo de bom!! abração,chica

J.F. disse...

Diler,
É uma bela maneira de passar o tempo e gozar da liberdade. Já passei para a Nina. Eu também costumo ir à cozinha. Mas, sei só sei fazer pipocas.
Abração.